Primeiro festival online de teatro musical, Minha Vez de Brilhar premiará artistas iniciantes e erguerá pontes de mercado

Júri da 1ª edição do Festival Minha Vez de Brilhar - Foto: Reprodução

Polo mais afetado pela pandemia do novo Coronavírus, o mercado da cultura das artes vem tentando sobreviver entre trancos e barrancos aos resultados do isolamento social, como o fechamento de teatros e impedimento de aglomerações tanto na plateia quanto no palco.

Dentro deste mercado, o teatro musical é, em tese, um dos que levará mais tempo para se recuperar do baque da pandemia que, ao redor do mundo, tirou espetáculos de cartaz sem previsão de retorno. Com elencos numerosos, orquestra e equipe técnica maior do que geralmente se vê em peças do chamado “teatro convencional”, o musical é a vertente teatral que mais dificuldade tem encontrado para se adaptar à nova onda de teatro digital e lives cênicas.

A despeito de seus artistas realizarem apresentações remotas interpretando canções que já faziam parte de um trabalho musical paralelo, ou idealizados especialmente para o momento, um grande número de artistas segue parado sem previsão de poder retornar ao exercício de seu ofício.

Pensando neste cenário, o jornalista, cineasta e produtor Joaquim Araújo – idealizador do Prêmio Destaque Imprensa Digital – criou Minha Vez de Brilhar, primeiro festival competitivo online de teatro musical do Brasil. A ideia do projeto é dar espaço a novos talentos, profissionais ou não, em uma competição em tempo real com premiação simbólica de R$ 300,00.

Os destaques serão escolhidos pelos votos de um júri técnico formado pelos atores e cantores Bianca Tadini, Leonardo Neiva e Léo Wagner e o resultado será divulgado após votação do público. O festival acontece a partir de 15 de julho e as inscrições foram prorrogadas até amanhã, 07, e podem ser realizadas através deste link. A taxa de inscrição é de R$ 25,00.

Notícias relacionadas