Principal infectologista americano acredita que Broadway poderá reabrir com segurança antes do previsto nos EUA

Dr. Anthony Fauci - Foto: Divulgação

Conhecido como uma das principais autoridades contra epidemias no mundo, o médico infectologista americano Anthony Fauci, Diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos desde 1984, declarou, em conversa com o diretor musical Evan Roider, respons´vel pela turnê nacional do espetáculo Wicked nos EUA.

“Escrevi para o Dr. Fauci perguntando sobre a reabertura dos teatros e hoje fui agraciado com a mais graciosa, inteligente e honesta resposta, escrita pessoalmente pelo Dr. Fauci”,declarou Rolder em post em seu perfil oficial no Facebook.

O diretor questionou o infectologista sobre as atuais possibilidades de os teatros nos Estados Unidos permanecerem fechados até o final de 2021. “Ele descreveu o que consideraria um ‘normal pré-pandemia’… em suas palavras: ‘Para mim, isso significa sem máscaras, sem necessidade de distanciamento físico, sem preocupações com aglomerações, tal qual em dezembro de 2019′”

“(…) Entretanto, e esse é um grande entretanto, isso não significa que os teatros estarão fechados até o fim de 2021. Dependendo do nível de infecção do Estado/ cidade/ comunidade, consigo ver os teatros abrindo com atenção aos variados tipos de máscaras, capacidade reduzida e atenção às condições de saúde do público. À medida que as vacinas controlem o vírus cada vez mais, podemos prever uma diminuição significativa das medidas de restrição de saúde pública para que gradualmente nos aproximemos do verdadeiro normal a medida que avançamos em 2021”, finalizou o médico em tradução livre.

A resposta de Fauci, entretanto, não difere das medidas já tomadas em cidades da Europa que conseguiram ter algum controle da pandemia, e mesmo daquelas que ainda não tiveram, como o Rio de Janeiro, que já decretaram a reabertura de teatros e espaços culturais com novas medidas de proteção (como as citadas pelo infectologista).

Os teatros na Broadway têm previsão de reabertura – a princípio – a partir do primeiro trimestre de 2021, entretanto, produtores acreditam que os retornos de teatros do circuito off-Broadway só ocorram no final do ano que vem. No Brasil, com exceção do Rio, ainda não há um planejamento concreto para a reabertura dos espaços culturais, tampouco um planejamento de incentivo para que o público volte a estas salas abertas. Quem viver…

https://www.facebook.com/evanroider/posts/10224268429200668

Notícias relacionadas