Projeto adapta clássico de Dostoiévski para radionovela e estabelece conexões com o Brasil contemporâneo

Dividido em oito episódios, radionovela está disponível nas plataformas de streaming | Foto: Divulgação

Clássico título da (monumental) obra do autor russo Fiodór Dostoiévski (1821-1881), O Idiota (1869) é romance que, a despeito de sua complexidade literária, ganhou centenas de adaptações teatrais ao longo do século XX entre Europa, Estados Unidos e América do Sul. 

Foi justamente o enredamento da narrativa acerca do humanista e epiléptico príncipe Míchkin, impressionado com a feiura da humanidade frente à sua compaixão sem limites e enlouquecido pela beleza de Nastácia Filíppovna, que inspirou o ator e produtor Américo Córdula a convidar o diretor e pesquisador de literatura russa Ivan de Andrade a assinar uma adaptação do clássico literário

Embora tenha recebido seguidas adaptações teatrais e audiovisuais, O Idiota ainda era obra inédita numa das linguagens mais clássicas da dramaturgia nacional: a radionovela. E a partir desta premissa surgiu Beleza: Um Suspiro de Esperança, versão do clássico de Dostoiévski para o folhetim de áudio.

Sob a direção de Américo Córdula, o projeto foi dividido em oito episódios, lançado sempre às segundas e quintas-feiras desde o último dia 29 de novembro, quando chegou ao perfil oficial do Instituto Casa Comum (ICC) no Spotify.

Ambientado numa realidade pós-pandêmica fictícia, quando o mundo se livra de uma praga que devastou vidas, o enredo estabelece conexões com o Brasil contemporâneo e com os efeitos do Coronavírus ao redor do planeta, desde que a pandemia se alastrou em meados de 2020.

Beleza: Um Suspiro de Esperança chega às plataformas de streaming musical a tempo de celebrar os 200 anos do nascimento de Fiódor Dostoiévski, e os 80 anos da primeira radionovela no Brasil, transmitida entre 1941 e 1943.

Com elenco formado por Eduardo Silva, William Mezzacapa, Pamella Machado, Tadeu Di Pietro e Lara Córdula, além do próprio diretor, que assume às vezes de garoto propaganda nos comerciais fictícios da obra, a produção é transmitida gratuitamente. Os primeiros cinco capítulos já estão disponíveis, e o próximo será lançado nesta quinta-feira, 09, a partir das 20h.

Notícias relacionadas