Tablado disponibiliza online mais de 100 edições dos Cadernos de Teatro, clássico material e estudo acadêmico

Maria Clara Machado | Foto: Divulgacao

Fundado em 1951 como uma companhia de teatro independente, O Tablado se tornou uma das principais referências de ensino das artes cênicas no Brasil, tendo como sua sede o Rio de Janeiro, cidade maravilhosa que encantou a fundadora do grupo, a mineira Maria Clara Machado, nome revolucionário do teatro infantil brasileiro.

Treze anos após a fundação do grupo, a artista começou a passar seus ensinamentos adiantes, ministrando cursos livres e formando material didático para a criação de uma linguagem educacional que formaria gerações e mais gerações do teatro nacional.

Pois parte deste material, intitulado Cadernos de Teatro, está disponível para consulta e download gratuito no site oficial da instituição. Publicados de forma interna desde meados dos anos 60, os Cadernos trazem textos para estudo, entrevistas, artigos, depoimentos e análises assinadas por nomes como Domingos de Oliveira, Luís Fernando Veríssimo, Bárbara Heliodora e a própria Maria Clara Machado.

Dos 150 números editados, 120 estão disponíveis na íntegra para download gratuito sem necessidade de cadastro. A busca aponta para nomes de peças, autores, diretores ou mesmo  número da revista desejada. Para acessar, basta clicar aqui.

Notícias relacionadas