Teatro Negro de Praga faz apresentações no Brasil após 20 anos

Antologia – O Original Teatro Negro de Praga

Os brasileiros vão poder conferir após 20 anos um espetáculo com a aclamada técnica do Teatro Negro de Praga. Ela é famosa no mundo e parada obrigatória em seu país de origem, a República Tcheca, na Europa. O espetáculo Antologia – O Original Teatro Negro de Praga – produzido por Jiry Srnec -, apresenta a surpreendente atmosfera fantasiosa que mistura de luz negra, dança e circo em uma mini-turnê por cinco capitais: Fortaleza (Teatro RioMar Fortaleza), Natal (Teatro Riachuelo Natal), Rio de Janeiro (Teatro Bradesco Rio), São Paulo (Teatro Opus) e Porto Alegre (Teatro do Bourbon Country).

Veja também: Em Cartaz no Teatro: Programação de Janeiro de 2019

O nome desse tipo de obra ficou conhecido e foi popularizado na cidade de Praga, na República Tcheca, por utilizar a luz negra (black light) para criar imagens surreais e mágicas características da técnica. Este tipo de teatro é reconhecimento como um mérito artístico e cultural do país. A técnica já participou de 77 festivais internacionais e realizou mais de 250 apresentações em 68 países.

Antologia – O Original Teatro Negro de Praga
Cena de Antologia – O Original Teatro Negro de Praga – Divulgação

Origem da técnica:

O Teatro Negro teve sua origem na China no século 18. Naquela época as peças eram apresentadas em telas de projeção com fundo de luz de velas. Posteriormente foi para China antes de chegar na Europa. Depois disso, nos anos 1950, o Teatro Negro moderno teve início com o uso de tecnologias da época, como projeção cinematográfica, iluminação e luz negra. Esse tipo de espetáculo combinava o teatro tradicional com pantomima (um tipo de mímica), dança e arte circense. O formato foi disseminado em todo o mundo, mas é em Praga que ele é considerado predominante e atração imperdível aos turistas que visitam a República Tcheca. Lugar onde surgiu a primeira companhia teatral, o “Teatro Negro de Praga”, em 1961, com os diretores Frantisek Kratochvíl e Jiri Smec.

Serviço:

Antologia – O Original Teatro Negro de Praga
Classificação Livre
Ingressos de R$ 50,00 a R$ 200,00
Fortaleza: Teatro RioMar Fortaleza – Quinta-feira, dia 31 de janeiro
Natal: Teatro Riachuelo Natal – Sábado, dia 2 de fevereiro
Rio de Janeiro: Teatro Bradesco Rio – Terça-feira, dia 5 de fevereiro
São Paulo: Teatro Opus – Quarta-feira, dia 6 de fevereiro
Porto Alegre: Teatro do Bourbon Country – Domingo, dia 10 de fevereiro

Notícias relacionadas