Grupo mineiro leva figura mítica de Madame Satã ao palco em novo musical

Madame Satã | Foto: Andrea Possamai

Chega a São Paulo, no próximo dia 12 de julho, Madame Satã – Um Musical Brasileiro, espetáculo da companhia teatral mineira Grupo dos Dez que cumpre temporada até 08 de setembro no Teatro Jaraguá, dentro do Hotel Jaraguá, na região central da cidade.

Sob a direção de João das Neves, morto em 2018, Madame Satã – Um Musical Brasileiro busca expandir a pesquisa do grupo mineiro, explorando a linguagem da cultura afro-brasileira e da ancestralidade para adaptar os signos do teatro musical, criando uma linguagem própria e brasileira.

Na peça, Madame Satã é apresentada ainda como João Francisco dos Santos, o pernambucano nascido no ano de 1900 que se mudou para a Lapa, no Rio de Janeiro, ainda aos 13 anos e viveu como morador de rua até se tornar um vendedor ambulante. A figura de Madame Satã antes de se tornar uma figura mítica da Lapa, serve como uma forma de falar sobre figuras que sofrem da invisibilidade e do apagão social.

Prostitutas, moradores de rua, homossexuais, transexuais e pessoas negras e pobres são personagens deste espetáculo escrito por Rodrigo Jerônimo e Marcos Fábio de Faria, que colocam na boca de Satã os protestos e contestações acerca das condições às quais estas pessoas são relegadas.

Madame Satã – Um Musical Brasileiro cumpre temporada de sexta a domingo, com sessões às 21h (sextas e sábados) e 19h (domingos). O musical estreia na próxima sexta-feira, 12, e cumpre temporada até 08 de agosto com ingressos a R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia).

Notícias relacionadas