Home Agenda Coletivo Commune realiza Mostra híbrida de repertório às vésperas de celebrar 20 anos

Coletivo Commune realiza Mostra híbrida de repertório às vésperas de celebrar 20 anos

0
Coletivo Commune realiza Mostra híbrida de repertório às vésperas de celebrar 20 anos
Coletivo Commune na montagem original de Na Cama Com Molière | Foto: Divulgação

Prestes a celebrar, em 2023, duas décadas de atividade, o paulistano Coletivo Commune estreia, no dia 06 de fevereiro, sua primeira Mostra híbrida de repertório com apresentações no palco de sua sede, o Teatro Commune, na Consolação, e transmissão gratuita em seu canal oficial no YouTube.

Encabeçado pelo ator, diretor e produtor Augusto Marín, o grupo enfoca obras montadas na última década – com destaque especial para a segunda metade dos anos de 2010. No dia 06, a companhia remonta Otelo, a clássica tragicomédia de William Shakespeare (1564-1616) que encenaram originalmente em 2018 sob a direção do inglês John Mowat.

A clássica história do mouro de Veneza ressurge em cena com elenco formado por Armando Liguori, Andrea Marquee, Natália Albuk, Paulo Dantas e pelo próprio Marín, que assina a co-direção. As apresentações acontecem entre os dias 06 e 27 de fevereiro, aos domingos, sempre às 20h. Este será o único espetáculo que não contará com transmissão online.

Já entre os dias 10 e 13 de fevereiro, o grupo reencena Anti Comics, Desconstruindo Super Heróis, seleção de textos assinados pela dramaturga argentina Sonia Daniel em que personificam uma paródia do universo de três super-heróis dos quadrinhos (Batman, Super-Homem e Mulher Maravilha) na terceira idade e lidando com as frustrações da vida de combatentes do crime.

Montado originalmente em 2016, o espetáculo conta com sessões presenciais no palco do Teatro Commune nos dias 10 e 11 de fevereiro (quinta e sexta-feira) às 20h. Já nos dias 12 e 13 (sábado e domingo) a apresentação é online com transmissão a partir das 18h. A tradução é assinada por Danielle Lopes e Pilar Lopes e o elenco é formado por Henrique Taubaté Lisboa, Rose Araujo, Jussara Moreira, Lucival Almeida, Cristtina Freitas, Milton Júnior e Augusto Marín, que assina a direção.

Entre os dias 14 e 24 Marín entra em cena ao lado de Murilo Inforsato e Paulo Dantas para reencenar o recente Os Segredos da Commedia Dell’ Arte, espetáculo nascido no universo digital em 2020 que propõe uma viagem ao universo das máscaras italianas, com a apresentação de três monólogos compostos por diálogos criados dentro do universo da Commedia Dell’Arte.

No dia 14, segunda-feira, a apresentação acontece às 20h, com a presença do público, no palco do Teatro Commune. Já entre os dias 15 e 24, as sessões acontecem online, sempre às 18h, no canal oficial do coletivo.

Seguindo a programação, o grupo retoma o sucesso Na Cama com Molière, adaptação de John Mowat e Augusto Marín, para o clássico O Doente Imaginário, de Molière (1622-1673), que chegou aos palcos em 2019. Com elenco formado por Henrique Taubaté Lisboa, Cibele Troyano, Fabrício Garelli, Dulcinéia Dibo, Paulo Dantas e Marín. As sessões acontecem entre os dias 17 e 20, com apresentações com a presença do público (17 e 18 às 20h) e transmissões online (19 e 20, às 18h).

Por fim, o grupo retorna ao título mais antigo de sua seleção, Nem Todo Ladrão vem para Roubar, de Dario Fó (1926-2016), montado originalmente em 2010, e que encerra a programação com apresentações entre os dias 24 e 27, com sessões às 20h (24 e 25, com a presença do público) e às 18h (26 e 27, em transmissão online).

Traduzido, adaptado e dirigido por Marín, o elenco é formado por Henrique Taubaté Lisboa, Wilma de Souza, Samara Montalvão, Rose Araújo e pelo próprio diretor. Todas as apresentações são gratuitas.