Cia. Mungunzá funde linguagens digitais em única apresentação de experimento cênico online

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Publicado hoje no Observatório do Teatro, o artigo O Teatro Digital, a Live Cênica e a Discussão Arcaica do Teatro Online busca delimitar alguns códigos para reconhecer entre os experimentos cênicos aqueles que se catalogam dentro de títulos como Teatro Digital – cunhado por Ivam Cabral e seu grupo Os satyros – e Live Cênica – establecido como uma espécie de apresentação única, geralmente de espetáculos provenientes de obras criadas para o chamado teatro físico, presencial.

Pois a paulistana Cia. Mungunzá subverte os códigos para criar Poema em Queda-Live, experimento cênico online que estreia no dia 16 de agosto, domingo, dentro do projeto #EmCasacomoSesc. Idealizado pela rede Sesc São Paulo, o projeto tem apresentado ao longo dos últimos meses uma série de performances de nomes como Renata Sorrah, Sérgio Mamberti, Denise Fraga, Matheus Nachtergaele, Ailton Graça, Grace Passô, Jé Oliveira, Jhonny Salaberg, Clara Carvalho, Celso Frateschi, Thiago Lacerda, Denise Weinberg, entre (muitos outros).

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em todas as sessões, os artistas têm apresentado espetáculos que usam da câmera e d universo online apenas como veículo de transmissão e diálogo direto com o público, sem necessariamente incorporá-lo à encenação (embora eventualmente se incorpore à dramaturgia).

É essa fusão que a Cia. Mungunzá propõe com a encenação de Poema em Queda-Live, espetáculo baseado no original Poema Suspenso para uma Cidade em Queda, montado pela própria companhia em 2015. Na sessão agendada para domingo, o grupo pretende contar com a colaboração do videoartista Flavio Barollo, que criará em tempo real a interação dos sete atores da Cia. com a ferramenta de transmissão.

A apresentação será a primeira de uma série de pré-estreias que o grupo realizará antes de emplacar uma (curta) temporada. Após a sessão do dia 16, a Cia. Mungunzá se apresenta ainda nos dias 18, 19 e 20 de agosto (terça a quinta-feira) no canal oficial do Sesc Bom Retiro, e, no dia 23 dá início a uma temporada digital em seu canal oficial no Youtube.

Com apresentações gratuitas, a Cia. cumprirá temporada até o dia 03 de setembro com sessões nos dias 23, 25, 27, 28, 29 e 30 de agosto 1º e 3 de setembro. Os ingressos para todas as sessões são gratuitos.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio