Em plena atividade, artistas como Aderbal Freire-Filho, Betty Faria, Ney Matogrosso e Teuda Bara chegam aos 80 anos em 2021

Betty Faria, que completa 80 anos em 2021 | Foto: Divulgação

Neste 2021, pelo menos cinco nomes de peso e importância para o cenário teatral brasileiro celebram ou celebrarão 80 anos de vida. São eles: o diretor Aderbal Freire-Filho, as atrizes Betty Faria e Teuda Bara, o dramaturgo Walther Negrão e o intérprete Ney Matogrosso, que, além de passagens como ator, também assinou a criação de desenhos de luz, figurinos e a direção de uma série de espetáculos teatrais ao longo de 47 anos de carreira artística.

Fora a efeméride, estes artistas têm em comum o fato de estarem ainda em plena atividade no mercado da cultura das artes no Brasil. À exceção de Aderbal Freire-Filho (08 de maio), que precisou dar pausa nas atividades devido um AVC hemorrágico, que o mantém internado desde junho de 2020, todos os outros fizeram pausa estratégica devido a pandemia do novo Coronavírus.

A já octogenária Teuda Bara (01 de janeiro), por exemplo, tinha já agenda pré-definida ao lado do mineiro Grupo Galpão, que deve retomar ainda em 2021 tão logo haja controle da pandemia, enquanto Walther Negrão (24 de maio) ganhará a encenação de duas de suas peças, uma delas (ainda sem título revelado) estrelando a atriz Débora Nascimento.

Já Betty Faria (08 de maio), longe dos palcos desde 2015, quando substituiu Marília Pêra (1943-2015) na comédia A Atriz, tem carreira intensa na televisão, e nunca se negou a um convite para voltar aos palcos. Por fim, Ney Matogrosso (01 de agosto) cumpria agenda intensa de shows, que devem retornar ainda em 2021, e também nunca se negou a mergulhar no campo teatral.

Prestes a celebrar oito décadas de vida, é importante celebrar e manter acesa a chama da memória para seguir celebrando a vida e a obra destes artistas incansáveis, alimentados de trajetórias que, à luz da história, resultam brilhantes.

Notícias relacionadas